Alterações e restrições são implementadas nos voos de Santos Dumont 1
02/10/2023

Alterações e restrições são implementadas nos voos de Santos Dumont

Por

A partir de domingo, dia 1º de outubro, entrou em vigor a restrição de voos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para garantir que ele funcione dentro da sua capacidade máxima. Como resultado, algumas rotas serão transferidas para o Aeroporto Internacional do Galeão, na zona norte da cidade.

Alterações e restrições são implementadas nos voos de Santos Dumont 2

Essa mudança resultará em uma diminuição temporária na oferta de voos, no entanto, o número de destinos será mantido mais ou menos o mesmo. No mês de setembro, o Rio de Janeiro tinha voos para 46 destinos, totalizando 6.930 decolagens. A partir de outubro, serão oferecidos voos para 48 destinos, com 6.382 decolagens previstas.

Apesar da redução inicial, está previsto um aumento gradual no fluxo de voos. De acordo com as estimativas das companhias aéreas fornecidas à Anac, em dezembro haverá 6.604 decolagens. No entanto, isso ainda representa uma diminuição de 5% em relação ao número de voos em setembro.

No próximo ano, o Aeroporto Santos Dumont terá mais restrições. O governo federal atendeu a pedidos do governo estadual e da prefeitura do Rio de Janeiro para limitar o tráfego no aeroporto central e incentivar mais voos no Galeão, visando aumentar a conectividade e atrair mais turistas estrangeiros.

A partir de 2 de janeiro, os voos no Santos Dumont estarão limitados a um raio máximo de 400 quilômetros, com exceção de Congonhas (São Paulo), Pampulha (Belo Horizonte) e Vitória. A possibilidade de criar uma exceção para Brasília ainda está em discussão.