"Apoiamos o parcelamento sem juros: Movimento Parcelo sim!" - SeuDireito - Proteste 1
21/11/2023

“Apoiamos o parcelamento sem juros: Movimento Parcelo sim!” – SeuDireito – Proteste

Por

Um grupo de 11 entidades está lançando um movimento nacional em defesa do Parcelado Sem Juros (PSJ) no Brasil. Chamado de “Parcelo Sim!”, o movimento busca preservar essa importante ferramenta de crédito que beneficia 200 milhões de brasileiros diariamente. O objetivo é angariar apoio e conscientizar as autoridades políticas sobre a importância do PSJ, evitando assim possíveis restrições impostas pelos grandes bancos.

"Apoiamos o parcelamento sem juros: Movimento Parcelo sim!" - SeuDireito - Proteste 2

O PSJ é amplamente utilizado no Brasil, com 90% dos varejistas adotando essa modalidade de pagamento e 75% da população usufruindo dela, de acordo com pesquisas da Confederação Nacional do Comércio e do Datafolha. No entanto, essa conquista dos consumidores está sob ameaça. Caso haja mudanças que restrinjam o PSJ, 42% das pessoas reduzirão seus gastos e 115 milhões de brasileiros verão seus sonhos adiados, de acordo com o Instituto Locomotiva.

O movimento “Parcelo Sim!” está presente no Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e em um site específico, e conta com a participação de mais de 10 entidades. O objetivo é informar a população sobre as consequências negativas que uma mudança no PSJ pode trazer. Um abaixo-assinado online está disponível para que as pessoas se unam em defesa desse direito.

A importância do PSJ se estende para a economia, o comércio e, principalmente, para as famílias de menor renda. Para os empreendedores, o PSJ proporciona fôlego no capital de giro, enquanto para a população mais pobre é uma ferramenta de crédito sem juros indispensável para a compra de alimentos, remédios e eletrodomésticos. Diante disso, diferentes líderes afirmam que é fundamental se mobilizar em defesa do PSJ e impedir qualquer alteração que prejudique os consumidores.

O programa “Desenrola”, que prevê a renegociação de dívidas e busca reduzir os juros do cartão de crédito, recebeu parceria de diversos setores comerciais, como atacadistas, bares, restaurantes, academias e lojistas. No entanto, os bancos defendem limitações ou até mesmo o fim do programa para baixar os juros, mesmo sem apresentar dados que comprovem tal correlação, de acordo com economistas.

Um estudo realizado pela CNC revelou que 9 em cada 10 varejistas no Brasil utilizam o parcelamento sem juros no cartão como forma de aumentar as vendas. Além disso, o Instituto Locomotiva indicou que 78% dos brasileiros só conseguiram realizar seus sonhos por meio desse tipo de modalidade de pagamento. A pesquisa também evidenciou que 42% das pessoas reduziriam seus gastos pela metade caso não existisse o parcelamento sem juros. O Datafolha mostrou ainda que 75% da população brasileira utilizou o crédito parcelado sem juros em 2022.

A PROTESTE, a maior associação consumerista da América Latina, oferece suporte aos consumidores em problemas relacionados a serviços e aquisições de produtos por meio da plataforma Reclame e do Serviço de Atendimento ao Consumidor.