Brasil ocupa a terceira posição em faturamento no mercado pet, aponta pesquisa 1
02/10/2023

Brasil ocupa a terceira posição em faturamento no mercado pet, aponta pesquisa

Por

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o mercado pet teve um aumento de 3,2% em 2022 em comparação ao ano anterior. O Brasil se destaca como o terceiro país com maior faturamento nesse setor, contribuindo com 4,95% do mercado global, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Brasil ocupa a terceira posição em faturamento no mercado pet, aponta pesquisa 2

O levantamento revela que mais da metade dos lares brasileiros, ou seja, 56%, possuem pelo menos um cachorro ou gato como animal de estimação. Além disso, é interessante notar que 30% desses animais foram adquiridos durante a pandemia de COVID-19.

Segundo estimativas da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, nos Estados Unidos, 1 em cada 5 lares adotaram um cão ou gato durante esse período. Esse aumento também é evidente nos números de procura e faturamento por produtos para pets, que registraram um aumento de 16% em 2022.

A restrição de circulação imposta pela pandemia impulsionou o aumento das compras online, incluindo produtos para animais de estimação. A participação das categorias de produtos para pets nas vendas online passou de 9% para 36,6%. Mesmo com a retomada das compras em lojas físicas, os consumidores continuam a adquirir seus produtos de forma virtual.

Devido à inflação, os gastos com produtos para animais de estimação estão sendo priorizados em relação a outros itens. A demanda por objetos e acessórios, como coleiras, brinquedos, caminhas e itens de higiene, reduziu, enquanto a compra de rações e petiscos se mantêm estável.