Cidades de Santos e Rio de Janeiro serão inundadas até meados do século - Alerta do SeuDireito e Proteste. 1
28/11/2023

Cidades de Santos e Rio de Janeiro serão inundadas até meados do século – Alerta do SeuDireito e Proteste.

Por

As projeções preocupantes indicam que até meados do século, 5% das cidades de Santos e Rio de Janeiro estarão submersas devido ao aumento do nível do mar. Um estudo realizado pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento e agências especializadas revelou que o impacto das elevações de temperatura nas inundações costeiras aumentará cinco vezes ao longo deste século, colocando em risco mais de 70 milhões de pessoas.

Cidades de Santos e Rio de Janeiro serão inundadas até meados do século - Alerta do SeuDireito e Proteste. 2

No Rio de Janeiro, o cenário mais pessimista prevê uma elevação do mar em 20 cm até meados do século e 48 cm até 2100. Para Belém, as previsões indicam 21,6 cm e 49 cm, respectivamente. Já São Luís e Fortaleza têm uma estimativa de elevação do nível do mar em 50 cm até o final do século. Essas mudanças terão um grande impacto nas regiões da América Latina, Caribe, Pacífico e pequenos estados insulares em desenvolvimento, resultando em perda de terras e infraestrutura essencial.

De acordo com o estudo, se as atuais emissões continuarem, até 2100 a exposição ao risco dobrará para 10% da população das áreas costeiras densamente povoadas. Até 2050, centenas de cidades costeiras altamente populosas, que abrigam cerca de 5% da população, enfrentarão um maior risco de inundação. A quantidade de inundações costeiras aumentou ao longo das últimas duas décadas devido ao aumento do nível do mar, afetando a vida de 14 milhões de pessoas que vivem em comunidades costeiras.

Esse estudo realizado pela agência das Nações Unidas em conjunto com o Climate Impact Lab mostra a crescente vulnerabilidade das regiões costeiras do mundo aos danos causados por enchentes. É um alerta para que sejam tomadas medidas urgentes na mitigação das mudanças climáticas e no desenvolvimento de estratégias de adaptação para proteger as populações e infraestruturas das regiões ameaçadas.