Fiat Pulse recebe classificação de segurança de duas estrelas no mais recente teste do Latin NCAP 1
14/12/2023

Fiat Pulse recebe classificação de segurança de duas estrelas no mais recente teste do Latin NCAP

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A divulgação dos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe revelou que o Fiat Pulse, fabricado no Brasil, obteve duas estrelas, indicando espaço para melhorias. O veículo apresentou pontuações baixas na proteção lateral para a cabeça dos ocupantes, na proteção infantil e nos avisos de cinto de segurança traseiro, além de ter uma disponibilidade limitada de sistemas avançados de assistência à segurança.

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No teste de impacto frontal, lateral, lateral de poste e colisão traseira, o Fiat Pulse demonstrou uma estrutura estável e ofereceu proteção total para adultos no impacto lateral. No entanto, a falta de airbags de cortina e a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça penalizaram a pontuação geral do veículo. A proteção infantil também foi afetada negativamente devido à proteção limitada para a cabeça da criança nos testes de impacto frontal e lateral.

O Fiat Pulse é equipado com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade de série. No entanto, a disponibilidade de sistemas como frenagem autônoma de emergência e assistência de faixa é limitada. Além disso, o Latin NCAP ofereceu ao fabricante a oportunidade de avaliar os sistemas de frenagem autônoma de emergência, mas a Fiat recusou.

O Latin NCAP ressaltou a importância de aprimoramentos na proteção da cabeça em caso de impacto lateral, no desempenho estrutural em testes de colisão e na disponibilidade de sistemas avançados de assistência à segurança. O secretário geral do Latin NCAP também destacou que o Fiat Pulse tem potencial para atender aos requisitos de segurança, desde que sejam implementadas as melhorias necessárias.

Um recente relatório reforça a importância da segurança veicular e pede à fabricante Stellantis, que inclui a marca Fiat, que melhore os recursos básicos de segurança em toda a sua linha de modelos. O relatório destaca a necessidade de disponibilizar esses recursos em modelos mais baratos e populares, seguindo o exemplo de outros concorrentes.

O Latin NCAP, programa de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe, mostrou que a informação independente ao consumidor por meio de um sistema de rotulagem obrigatório teria impacto positivo no mercado, incentivando a compra de veículos mais seguros. Portanto, consumidores, gestores de frotas e governos são aconselhados a não adquirir carros que não tenham sido classificados pelo Latin NCAP.

O presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak, destaca que é necessário melhorar a segurança básica em toda a frota da Fiat e do grupo Stellantis. De acordo com o protocolo de avaliação atual do Latin NCAP, nenhum dos modelos alcançou mais do que duas estrelas de classificação. É necessário, especialmente, concentrar-se em aprimorar a proteção da cabeça em caso de impacto lateral e a segurança de passageiros crianças.

No caso específico do Fiat Pulse, modelo de carro familiar, é fundamental melhorar a proteção de pedestres, a proteção lateral da cabeça e incluir o equipamento padrão de Frenagem Autônoma de Emergência. O Latin NCAP solicita que a Stellantis faça essas melhorias para garantir uma melhor proteção nas ruas da América Latina.

O Latin NCAP, lançado em 2010, busca desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão veicular e qualificação de segurança na América Latina e no Caribe. O programa segue o exemplo de iniciativas similares em outras partes do mundo, as quais têm sido efetivas na melhoria da segurança dos veículos. Desde então, o Latin NCAP já avaliou mais de 150 veículos.

O programa recebe apoio do Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), do International Consumers Research and Testing (ICRT), da FIA Foundation, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative. O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e a iniciativa Stop the Crash.