Greve nos Correios ameaça a realização da Black Friday 1
22/11/2023

Greve nos Correios ameaça a realização da Black Friday

Por

Uma possível greve dos funcionários dos Correios pode afetar as entregas durante a Black Friday. A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios anunciou a paralisação em quatro estados brasileiros. A greve ocorre como forma de chamar a atenção da sociedade para questões relacionadas a um acordo coletivo não resolvido. Os estados participantes são São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão. A paralisação afetará 60% do fluxo postal do Brasil e 40% dos funcionários dos Correios.

Greve nos Correios ameaça a realização da Black Friday 2

De acordo com a Findect, a greve foi motivada pela falta de resolução por parte dos Correios em relação ao acordo coletivo. Uma das demandas dos sindicatos é a não incorporação de R$ 250 ao salário base, que consideram um golpe financeiro contra os trabalhadores. Os Correios propuseram o pagamento em “steps”, o que foi contrário ao que foi negociado inicialmente. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a greve, que começará amanhã e não tem previsão de encerramento.

Além da questão salarial, os sindicatos também exigem que os Correios realizem concursos públicos, melhorem os planos de saúde e ofereçam condições de trabalho melhores. Eles também estão reivindicando a retirada de impostos sobre a bonificação de R$ 1,5 mil que será paga em janeiro de 2024 para cada empregado. Essa greve pode impactar eventos importantes, como a Black Friday, a Cyber Monday e até mesmo as entregas de Natal.