O funcionamento do transporte durante a Greve do Metrô e CPTM
Nesta manhã, as estações das principais linhas do Metrô e CPTM de São Paulo amanheceram fechadas devido à greve conjunta realizada pelos metroviários que são contra o plano de privatizações que o governo paulista quer implementar.
A paralisação, iniciada à 0h01 nesta terça-feira, dia 03 de outubro, está programada para durar 24 horas. A decisão afeta o funcionamento de várias linhas, porém, algumas continuam operando com normalidade.
Essa decisão afeta o funcionamento das linhas:
- 3-vermelha;
- 1-azul;
- 2-verde;
- 15-prata do metrô;
- 12-safira;
- 10-turquesa;
- 13-jade da CPTM.
Mesmo com a paralisação, algumas linhas como a 5-lilás, 4-amarela do metrô e 9-esmeralda e 8-diamante da CPTM estão operando normalmente. As linhas 11-coral e 7-rubi da CPTM estão operando parcialmente da Luz até a estação Caieiras e da Luz até Guaianases. A estação Mauá e Francisco Morato permanecerão fechadas durante todo o dia.
Os ônibus na capital paulista estão operando normalmente, segundo a SPTrans e o trânsito está com muitos pontos de congestionamento e atingiu 582 quilômetros de lentidão por volta das 9 horas.
O rodízio de carros está suspenso hoje, mas a restrição para veículos pesados, como caminhões, permanece.
O Poupatempo segue funcionando sem afetar os serviços e, nas escolas, a rede estadual suspendeu suas aulas e remarcou provas, enquanto na rede municipal o funcionamento segue normal.
Os órgãos afirmam que mesmo com a greve afetando a Sabesp, não haverá corte no fornecimento de água e que somente o atendimento pode ficar mais demorado.