"Quando meu filho está doente, devo faltar ao trabalho?" 1
26/10/2023

“Quando meu filho está doente, devo faltar ao trabalho?”

Por

É comum que pais e mães se preocupem em faltar no trabalho quando seus filhos adoecem. No entanto, de acordo com a lei trabalhista, existe uma solução para esse desafio. Em 2016, a CLT foi atualizada e passou a permitir aos pais faltarem ao trabalho para acompanhar os filhos em consultas médicas, desde que apresentem um atestado médico. Essa lei garante que os pais não tenham descontos salariais ao faltar por até dois dias durante a gravidez e um dia por ano para acompanhar filhos de até seis anos em consultas médicas.

"Quando meu filho está doente, devo faltar ao trabalho?" 2

No entanto, é importante mencionar que não existe uma lei que obrigue as empresas a aceitarem faltas por mais de um dia. Porém, muitas convenções coletivas possuem cláusulas que permitem o abono de faltas com atestado. Em alguns casos excepcionais, uma ação trabalhista pode ser uma opção, sendo que alguns tribunais já determinaram que as empresas aceitem atestados para abonar faltas relacionadas ao acompanhamento de filhos em situações de saúde.

Para saber mais detalhes sobre esse tema importante, acesse o link abaixo e leia a matéria completa preparada pela nossa equipe.