Situação alarmante em São Paulo devido a ventos intensos, árvores caídas e áreas inundadas 1
16/11/2023

Situação alarmante em São Paulo devido a ventos intensos, árvores caídas e áreas inundadas

Por

A Defesa Civil emitiu um alerta para o estado de São Paulo devido à previsão de tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h durante este final de semana. O aviso foi feito após a ocorrência de um forte temporal na última quarta-feira, que afetou todas as regiões do estado.

Situação alarmante em São Paulo devido a ventos intensos, árvores caídas e áreas inundadas 2

O temporal foi acompanhado por rajadas de vento de 55 km/h e aconteceu após um dia de intenso calor na capital. A temperatura máxima média chegou a 36 °C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura. Em algumas regiões, como Parelheiros, no extremo sul, a sensação térmica atingiu 40,6 °C.

Devido ao temporal, o Corpo de Bombeiros registrou diversas ocorrências, como quedas de árvores e desabamentos. Houve também a ocorrência de alagamentos em diversos pontos da cidade.

O estado de atenção continua devido ao risco de transbordamento de córregos, como o Córrego Lageado, no Itaim Paulista, zona leste, e o Córrego do Morro do S., no Campo Limpo, zona sul. A Defesa Civil emitiu o alerta para tempestades e rajadas de vento até o final de semana, devido às condições climáticas, incluindo calor, umidade da Amazônia e uma frente fria, que podem resultar em chuvas fortes, ventanias, raios e granizo.

A empresa responsável pelo fornecimento de energia, Enel, informou que as fortes chuvas afetaram parte da área de concessão, resultando na interrupção do fornecimento para alguns clientes. Os municípios mais impactados foram a região norte, Osasco, Santo André e Cotia. A distribuidora está mobilizando equipes para normalizar o serviço.