As carreiras com maiores salários no Brasil
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, algumas profissões estão passando por uma mudança no mercado de trabalho. As áreas da tecnologia, como desenvolvedores de internet e multimídia, estão apresentando um aumento significativo em sua remuneração, com um salto de 91% desde 2012. Em contrapartida, profissões tradicionais, como médicos especialistas, tiveram uma queda de 13% em seus salários.
O estudo analisou 126 profissões presentes na Pnad Contínua do IBGE, focando nos trabalhadores do setor privado com ensino superior e ocupações bem remuneradas. Dos 17 tipos de trabalho estudados, apenas quatro tiveram aumento salarial. Os desenvolvedores de páginas da internet e multimídia tiveram um aumento médio superior a 90%. Os matemáticos, estatísticos e atuários (gestores de risco financeiro) tiveram um acréscimo de 50%. Já os desenvolvedores de aplicativos e programas tiveram alta de 39%, enquanto desenhistas e administradores de base de dados viram um aumento de 30%.
De acordo com especialistas, a procura por profissionais da área da tecnologia tem crescido, enquanto a quantidade de pessoas interessadas diminuiu. Essa mudança levou os empregadores a oferecer salários mais altos como forma de atrair talentos nesse ramo. A demanda por profissionais de TI tem sido uma das grandes transformações no mercado de trabalho, impulsionada, em parte, pela pandemia. O aumento da relevância da tecnologia durante esse período contribuiu para o boom de profissionais relacionados a essa área.