“Dorama é oficialmente uma palavra incorporada ao vocabulário”
A Academia Brasileira de Letras (ABL) decidiu incluir a palavra “dorama” em seu vocabulário oficial para refletir o crescente interesse por séries asiáticas no Brasil. Essa decisão é baseada na popularidade conquistada por essas séries nos últimos anos e a ABL tem o papel de oficializar novas palavras no idioma português. O termo “dorama” vem do japonês, onde a palavra “drama” é difícil de ser pronunciada e foi adaptada com a adição da letra “o”.
A ABL compartilhou a definição de “dorama” em suas redes sociais, deixando claro que é um substantivo masculino que descreve uma obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida nas regiões leste e sudeste da Ásia, com uma ampla variedade de gêneros e temas. Essas séries geralmente são produzidas com elenco e no idioma dos países de origem.
É importante ressaltar que os doramas surgiram no Japão na década de 1950 e, ao se espalharem para outros países asiáticos, adquiriram características culturais distintas em cada região. Para indicar a origem dessas produções, são utilizadas designações específicas como J-drama para doramas japoneses, K-drama para coreanos e C-drama para chineses.
A inclusão da palavra “dorama” no vocabulário oficial da ABL demonstra a evolução e a diversidade da língua portuguesa, à medida que palavras de outras culturas e idiomas encontram seu espaço no vocabulário brasileiro.