LinkedIn utilizado por pessoas mal-intencionadas para disseminar malware através de falsas ofertas de emprego: Fique atento!
Um novo golpe conhecido como “phishing” tem como estratégia usar ofertas de emprego para instalar malware nos dispositivos das vítimas. De acordo com o especialista Lucas Lago, os golpistas se passam por recrutadores, utilizando identidade visual e nomes de cargos reais de empresas para parecerem legítimos.
O golpe consiste em atrair as vítimas por meio de links ou arquivos suspeitos, que, ao serem clicados, infectam os computadores com vírus. Uma vez que as vítimas percebem o golpe, os supostos recrutadores as bloqueiam, dificultando qualquer tipo de reação ou denúncia.
Usuários das redes sociais, como o LinkedIn, têm compartilhado suas experiências com esse golpe, alertando outros usuários e recebendo apoio da comunidade. Com relatos de pessoas que receberam links e arquivos suspeitos após se candidatarem para vagas, fica claro que o golpe está se tornando cada vez mais comum.
Para se proteger desse tipo de golpe, os especialistas recomendam algumas medidas de precaução, como evitar o download de arquivos desconhecidos, utilizar antivírus, desconfiar de publicações de empresas sem sites oficiais, ser cauteloso ao receber links após uma candidatura e verificar com cuidado a identidade do anunciante antes de clicar em links.