Promovendo a inclusão no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física 1
11/10/2023

Promovendo a inclusão no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Por

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é uma data importante para promover a inclusão e celebrar a diversidade. No dia 11 de Outubro é comemorado esse dia especial, que nos faz refletir sobre a importância de tornar o consumo e os serviços mais acessíveis a todos.

Promovendo a inclusão no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física 2

No Brasil, existem cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, segundo dados do IBGE e MDHC. Esses números destacam a necessidade de criar um ambiente mais inclusivo e igualitário.

Para tornar essa celebração efetivamente inclusiva, compartilhamos dicas e estratégias poderosas. Juntos, podemos promover mudanças positivas e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é celebrado anualmente em 11 de Outubro, enquanto o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado globalmente em 3 de Dezembro.

Além disso, existem outras datas específicas para conscientizar sobre os desafios enfrentados por cada grupo de pessoas com deficiência, como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência Visual, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência Auditiva e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A terminologia utilizada também é importante. Embora algumas pessoas ainda se refiram a esta data como “Dia do deficiente físico”, é fundamental compreender que essa terminologia pode contribuir para a exclusão e a segregação do grupo.

Em um mundo cada vez mais informatizado, temos a oportunidade de disseminar conhecimentos e promover inclusão para todos.

A inclusão e conscientização sobre deficiências físicas estão cada vez mais presentes nas discussões em todo o mundo. É importante utilizar os termos corretos, como “pessoa com deficiência física” em vez de “deficiente físico”, para colocar a pessoa em primeiro lugar.

É crucial conscientizar a sociedade sobre as necessidades e realidades das pessoas com deficiência física. Isso ajuda a sensibilizar, combater preconceitos e discriminação, desenvolver políticas de acessibilidade e promover inclusão em atividades diárias.

Algumas razões pelas quais empresas, indivíduos e instituições devem investir na conscientização sobre deficiência física incluem promover uma sociedade mais empática e inclusiva, desafiar estereótipos, combater discriminação, desenvolver políticas de acessibilidade e garantir a inclusão em atividades rotineiras.

Existem várias maneiras de celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física e contribuir para a inclusão. Além de campanhas de conscientização nas redes sociais e ampliação da contratação de pessoas com deficiência, as empresas podem criar grupos internos de apoio, newsletter temática, realizar eventos internos, treinamentos para funcionários, revisar produtos/serviços para torná-los mais inclusivos e adaptar as instalações do ambiente de trabalho.

É indiscutível que a acessibilidade é um fator crucial para garantir a participação plena das pessoas com deficiência física no consumo. Segundo um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo e pela consultoria Toluna, os consumidores com deficiência movimentam cerca de R$5,5 bilhões por ano no Brasil. No entanto, muitas empresas e indústrias acabam esquecendo desse público e não oferecem as condições necessárias para tornar o consumo mais acessível para eles.

Uma das formas de mudar essa realidade é através da legislação. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – Lei 13.146/2015), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, garante diversos direitos para as pessoas com deficiência, incluindo o direito à atendimento prioritário e à plena utilização de espaços públicos e privados. Além disso, existe a Convenção Internacional do Direito das Pessoas com Deficiência, que foi incorporada ao nosso ordenamento jurídico através de decretos.

A acessibilidade é um elemento essencial na experiência de compra das pessoas com deficiência física. Aspectos como rampas de acesso, largura das portas, banheiros adaptados, sinalização visível, altura das gôndolas e caixas são fatores avaliados por esses consumidores. Infelizmente, a falta de acessibilidade nos estabelecimentos é mais comum do que se imagina e precisa ser foco de mudança.

O treinamento dos funcionários é outro ponto importante para garantir uma experiência de compra respeitosa e inclusiva para pessoas com deficiência. É fundamental que os funcionários saibam como lidar com esses consumidores e sejam sensibilizados para suas necessidades específicas.

Além da acessibilidade física e do atendimento adequado, é preciso também oferecer produtos e serviços adaptados. Muitas vezes, pessoas com deficiência têm dificuldades em encontrar itens como roupas adaptadas, pacotes de turismo com rotas acessíveis ou carros adaptados para locação. As empresas e estabelecimentos comerciais devem estar atentas a essas demandas e tomar medidas para oferecer soluções adequadas.

O acesso adequado ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) também é um direito das pessoas com deficiência. No entanto, é importante ressaltar que o decreto não especifica exatamente como deve ser esse atendimento, deixando margem para a melhoria nessa área.

Em suma, é fundamental que empresas e indústrias estejam alinhadas com a legislação e se empenhem em tornar o consumo mais acessível para as pessoas com deficiência física. A adoção de medidas como oferecer acessibilidade física, treinar os funcionários, disponibilizar produtos e serviços adaptados e melhorar o atendimento ao cliente são passos essenciais para promover a inclusão e garantir que esse importante público seja valorizado e respeitado.

Este artigo discute a responsabilidade das empresas em oferecer um número especial para atender pessoas com deficiência, de acordo com o Art. 6º do Decreto nº 6.523/2008. A decisão de implementar um número exclusivo depende de cada empresa, levando em consideração a inclusão e acessibilidade dessas pessoas.

Conhecer seus direitos como consumidor é essencial para tomar decisões informadas. A PROTESTE está comprometida em fornecer informações atualizadas sobre produtos e serviços, garantindo que você esteja bem informado antes de fazer uma compra.

Ao se associar à PROTESTE, você terá acesso ao Serviço de Defesa do Consumidor, que o auxiliará na resolução de problemas com agilidade e eficácia. Além disso, independentemente da associação, a PROTESTE oferece o canal de reclamações Reclame, que permite enviar reclamações diretamente às empresas para buscar uma solução extrajudicial rápida.

A associação à PROTESTE também oferece benefícios exclusivos, como testes comparativos de produtos e serviços e intervenção extrajudicial. Aproveite esses serviços incríveis para garantir seus direitos como consumidor e fazer as melhores escolhas de compra.

Consulte os planos disponíveis e associe-se à PROTESTE para desfrutar de todos esses benefícios. Mantenha-se informado, proteja seus direitos e tenha tranquilidade em suas decisões de compra.