Reclamações na Black Friday: como solicitar reembolso ou troca de um produto ou serviço entregue?
Quando compramos um produto ou serviço, é importante estar ciente de nossos direitos como consumidores. Caso surja algum problema com a compra, saber onde buscar ajuda é fundamental antes de tomar medidas legais. Em 1997, foi criado o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que reúne instituições públicas e privadas com o objetivo de proteger os consumidores por meio de políticas nacionais.
Existem outras organizações, como associações de consumidores, que também desempenham um papel importante na defesa dos interesses dos consumidores. Por exemplo, a maior da América Latina é a PROTESTE, que fornece conteúdos detalhados sobre diversos produtos e serviços, independentemente da área de consumo, com avaliações e comentários.
Uma maneira de relatar problemas com uma empresa é por meio do canal de reclamações da PROTESTE. Esse serviço é gratuito, basta selecionar a empresa em questão, fornecer seus dados e escrever um comentário explicando a situação. Depois, é só aguardar a resposta da equipe de especialistas.
Para saber mais sobre esse assunto, a PROTESTE preparou uma matéria completa, que pode ser acessada através do seguinte link.