Reclamações na Black Friday: como solicitar reembolso ou troca de um produto ou serviço entregue? 1
25/10/2023

Reclamações na Black Friday: como solicitar reembolso ou troca de um produto ou serviço entregue?

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Quando compramos um produto ou serviço, é importante estar ciente de nossos direitos como consumidores. Caso surja algum problema com a compra, saber onde buscar ajuda é fundamental antes de tomar medidas legais. Em 1997, foi criado o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que reúne instituições públicas e privadas com o objetivo de proteger os consumidores por meio de políticas nacionais.

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Existem outras organizações, como associações de consumidores, que também desempenham um papel importante na defesa dos interesses dos consumidores. Por exemplo, a maior da América Latina é a PROTESTE, que fornece conteúdos detalhados sobre diversos produtos e serviços, independentemente da área de consumo, com avaliações e comentários.

Uma maneira de relatar problemas com uma empresa é por meio do canal de reclamações da PROTESTE. Esse serviço é gratuito, basta selecionar a empresa em questão, fornecer seus dados e escrever um comentário explicando a situação. Depois, é só aguardar a resposta da equipe de especialistas.

Para saber mais sobre esse assunto, a PROTESTE preparou uma matéria completa, que pode ser acessada através do seguinte link.