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16/01/2024

Recuperando seu dinheiro após uma compra: saiba como fazer

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O número de reclamações relacionadas a serviços aumentou consideravelmente em 2021, com os Procons registrando mais de 1,8 milhão de atendimentos em todo o país. Os consumidores têm o direito de receber reembolso caso o serviço contratado não seja cumprido de acordo com as condições estabelecidas, incluindo prazos não cumpridos ou serviços de baixa qualidade.

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Para obter o reembolso, é importante que o consumidor comunique o problema ao prestador do serviço e tente resolver a questão de forma amigável. Se não houver solução satisfatória, é recomendável registrar reclamações nos órgãos de defesa do consumidor ou, se necessário, buscar medidas legais para garantir esse direito.

Em 2021, as reclamações relacionadas a serviços aumentaram significativamente, com os Procons registrando mais de 1,8 milhão de atendimentos em todo o país. As principais queixas envolviam defeitos em produtos e problemas com serviços, conforme divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom).

As compras online também foram alvo de um aumento expressivo, com um aumento de 535% registrado pelo Procon-SP em 2021 em comparação com 2019. Isso totalizou quase 500 mil reclamações sobre produtos adquiridos pela internet, ressaltando a importância de saber como garantir o reembolso em contratos de serviços.